domingo, 20 de setembro de 2009

DIA DO GAÚCHO!

O dia 20 de setembro não é uma data , um dia qualquer.É o dia de renovarmos a nossa tradição , a nossa cultura , a nossa força. Hoje é o DIA DO GAÚCHO!É um dia tão magnânimo que é feriado . Quer dizer , esse ano caiu num domingo , que tradicionalmente já é um dia de descanso (se bem que num mundo globalizado quase tudo abre até no domingo). Isso não importa. Importa é cada um dos nascidos nessas terras bradar que é gaúcha ou gaúcho com orgulho. O Rio Grande do Sul é um Estado bravo , forte , de povo unido e guerreiro , que trabalha honesta e dignamente buscando sempre o melhor para si e para os que o cercam. Não importa a idade , a cor , a opção sexual , a classe social , e sim o caráter , a dedicação , a força , o empenho. Muitos criticam desbravadamente , amargamente o Rio Grande do Sul , por motivos tão ínfimos a história de glórias do povo sul rio-grandense. O pessoal da parte de cima do país fala aos quatro ventos que o povo gaúcho é GAY, que não serve pra nada , que deveria se separar do Brasil e se anexar ao Uruguai ou a Argentina. Pra essas pessoas de ignorância maior que seus Estados faço uma pergunta : VOCÊS SERVEM PARA SER BRASILEIROS? O Rio Grande do Sul tem gays , lésbicas , travestis , drag queens e outras coisas do gênero sim e aos montes. Mas vocês , de tão ''supérfluo'' QI cultural , também tem. E com certeza em maior quantidade. Cada um é feliz do jeito que quer , seja no local que for. E garanto que se o RS fosse província uruguaia ou argentina , seria muito mais feliz , sem ter que ouvir essas lorotas de gente indecente.Infelizmente tive que expandir o texto para um assunto que relativamente não tem nada a ver com o assunto do texto , mas nessas horas bate uma revolta que é inevitável não falar do tema.

VOLTANDO AO QUE INTERESSA. É dia de se reunir com os parentes , amigos , vizinhos , conhecidos , confraternizar pacifica e alegremente esse trecho importante da história não só do Estado , mas do Brasil. Faça um bom churrasco , chimarrão , carreteiro , sei lá , expresse de alguma forma seu gauchismo. O Rio Grande do Sul é um Estado onde tudo o que se planta , se colhe , e muito bem , onde se tem vontade de viver , coragem para lutar , alegria no coração , motivos para fazer e crescer. É um povo de raça , garra , trabalhando unido , com humildade , para que tudo dê certo , estando ele no RS ou fora dele. Eu , por exemplo , saí em fevereiro de 2003 do Estado , por motivos particulares , mas nunca deixei de ser gaúcho , de adorar e cultivar as coisas da minha terra , do lugar onde nasci , cresci , onde quero viver de novo , estudar , casar , ter meus filhos , trabalhar e ali ficar até o último suspiro. Sempre quando vou ao RS tenho vontade ficar um pouco mais.

Gaúchas e gaúchos , valorizem nossa cultura , passem para os jovens o estilo gaúcho de viver e ver a vida , não deixem que a globalização e as porcarias que nela existem matem as tradições do Rio Grande do Sul. Preserve nosso Estado , pois aí você estará preservando a si mesmo e aos seus sucessores.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

HINO DO RIO GRANDE!

Aí está o hino mais criativo , mais sincero e verdadeiro da face da terra!

Como a aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o 20 de Setembro
O precursor da liberdade

Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo

Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

terça-feira, 15 de setembro de 2009

ATÉ A PÉ NÓS IREMOS...

São 106 anos de glórias , conquistas , de quedas que fazem parte de qualquer um e de reviravoltas espetaculares, dignas de um clube de grandeza estupenda , talvez maior que si próprio , que seu patrimônio físico e maior que muitas outras instituições , com todo o respeito. Hoje é o aniversário do Grêmio Football Porto Alegrense. Poucos clubes , daqui ou de qualquer outra nação , tem o empenho , a raça , a força , a dedicação e a lista de vitórias do Grêmio. Não sou gremista , mas reconheço sua suma importância para o esporte mundial.Lara (o craque imortal , tanto até que está no hino) , Danrlei , Jardel , Paulo Nunes , Aílton , Paulo César Caju , Renato Portaluppi (o principal jogador do título do Mundial Interclubes de 1983) , dentre tantos outros jogadores que tiveram sua parcela de importância e principalmente sua fervorosa , enlouquecida e apaixonada torcida devem ser lembrados hoje com bastante apreço. Palavrões , desavenças , rebaixamentos são pó frente ao currículo de conquistas do time gremista. Parabéns ao IMORTAL , ao TRICOLOR , ao MOSQUETEIRO (três sinônimos do Grêmio) e para sua torcida , que merece respeito por seguir fielmente um dos maiores e melhores clubes do mundo.

Para finalizar , ouça aqui o hino do Grêmio . E contemple...

domingo, 13 de setembro de 2009

DA FESTA PARA A FRUSTRAÇÃO

A festa estava armada. O Beira Rio estava cheio , o sol apareceu depois de dias de muita chuva , a torcida estava confiante e o principal concorrente jogava fora de casa. Tudo a favor do Internacional. Aos 28 minutos do primeiro tempo , Alecsandro converteu um pênalti , o quê esperançava mais a torcida colorada. Mas o Cruzeiro empatou , o Palmeiras abriu o placar em Salvador , contra o Vitória e a situação ficava preocupante. No segundo tempo o Vitória virou o jogo , o que dava certo alívio , mas o time cruzeirense virou o jogo. O Inter chegou a empatar com Andrezinho , mas na sequência da saída de bola o Cruzeiro fechou o caixão colorado.O Vitória venceu o jogo de Salvador contra o Palmeiras , a única coisa boa que poderia acontecer para o time colorado. Mas o sentimento de tristeza e frustração ficou no ar para todos os colorados. A certeza da vitória , da liderança , do ''galope'' ao tetra campeonato brasileiro era certo. Nem o próprio Cruzeiro acreditava que pudesse ganhar desse jeito do Internacional em pleno Beira Rio. O torcedor fica chateado e desconfiado com a equipe , que parece que nos momentos decisivos tropeça nos próprios pés. É torcer para que tudo melhore!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A COISA TÁ FEIA!

E pode piorar! As chuvas que assolam o Sul e o Sudeste do Brasil devem continuar pelo final de semana e início da semana que vem. Elas já fizeram bastante estrago , acompanhadas de trovoadas , raios e ventos fortíssimos. A situação ficou tão absurda que tornados se formaram e arrasaram principalmente o Oeste de Santa Catarina , em especial a cidade de Guaraciaba , onde cerca de 70% das casas simplesmente desabaram! Quatro pessoas morreram e mais de 90 ficaram feridas.Trechos da BR 101 no Sul catarinense podem ficar intransitáveis pois a água do rio Araranguá, em Araranguá , pode ultrapassar o limite da pista , alagá-la e se encontrar com o mar. A previsão é de que o tempo dê uma melhorada , que o sol até apareça , mas a chuva pode voltar a qualquer momento. Em São Paulo também houveram estragos.Na capital paulista , dezenas e dezenas de ruas encheram de água(obviamente) e lixo , com as enxurradas.Nos arredores , em Osasco , quatro pessoas morreram em deslizamentos de terra.A Defesa Civíl está em alerta máximo. Famílias ribeirinhas estão deixando suas casas em função do aumento do nível de vários rios em toda a região.No Rio Grande do Sul , o Rio Caí e o Rio Uruguai são os que mais preocupam. O Rio Uruguai chegou a 7m50cm acima do normal e preocupa São Borja. A Rota do Sol está bloqueada e não há previsão de reabertura , pois há pelo menos seis quedas de barreiras em toda a estrada.Milhares de pessoas ainda estão sem energia elétrica , principalmente em SC , por causa do tornado. Em Itá(SC) , um trecho da SC-466 afundou e antes de domingo não deve ser consertado. Todos os prejuízos estão calculados em R$ 211 milhões em SC e as cidades atingidas devem receber R$ 2,5 milhões para a reconstrução.

Tudo isso que está acontecendo é culpa única e exclusivamente do HOMEM. Não quero julgar a quem agora está sem casa , sem roupa , sem comida , sem nada , mas é bem verdade que o que se planta , se colhe. O homem desmata pra caramba , não valoriza nem a ele , nem a Natureza e nem a Deus. Portanto , paga o preço. E infelizmente tem que ser assim , caro e cruel. O tempo ruim vai continuar. E mais sofrimento vem por aí...

domingo, 6 de setembro de 2009

GARRA 1x3 MALANDRAGEM

Mais uma vez deu Brasil. Quanto mais eu torço contra , mais o Brasil vence. Eu tenho todo o direito de torcer contra , ninguém vai e ninguém pode me tirar isso . Mas não posso ser burro de não aceitar a vitória brasileira. Soube sair da marcação argentina , que geralmente é forte , porém ontem foi apática. Os três gols foram feitos com méritos.O primeiro foi numa bola espetacularmente levantada pelo Elano e bem cabeceada pelo Luisão , livre de marcação , marcando o primeiro tento. O segundo gol foi de oportunismo , após uma bomba defendida pelo goleiro , ficando o rebote com Luís Fabiano , que , óbvio , aproveitou. Teve o golaço anotado por Dátolo para a Argentina , que colocaria , em tese , fogo no jogo. Só que pintou o terceiro gol brasileiro , sendo esse de agilidade. O contra ataque foi articulado , o Kaká mandou na velocidade para o Luís Fabiano , que na área , na saída de Andújar , o encobriu e decretou o epílogo da animação portenha. Argentina não desistiu , não se entregou , foi aguerrida , foi pra cima do time brasileiro , fez bons contra ataques , deu alguns chutes , mas quase sempre parando na defesa brasileira. O goleiro Júlio César mais uma vez foi impecável , foi valente frente aos argentinos , que falaram que iam detonar , quebrar , arrebentar com o Brasil , mas no final foi um gatinho sem dono. Considerando tudo isso , o Brasil é o prmeiro país da América confirmado na Copa do Mundo de 2010 , na África do Sul.

Diego Armando Maradona parecia não acreditar no que acabava de ver. Acho que ele viu outro jogo , já que na entrevista coletiva depois da partida ele disse que Kaká e Luís Fabiano estavam ''controlados''. Como poderiam estar controlados esses rapazes , que criaram e , no caso de Luís Fabiano , que fez dois gols? O excesso de ''argentinismo'' fez mal ao comandante do time argentino. Foi a segunda derrota argentina em Eliminatórias dentro da Argentina na história. A outra foi em 1993 , na competição para a Copa do Mundo de 1994 , nos Estados Unidos. Levou 5x0 da Colômbia em pleno Monumental de Nuñez , em Buenos Aires , estádio do River Plate. Curiosamente , como agora , a Argentina estava ridícula nas Eliminatórias para a Copa de 94 , se classificou na repescagem e caiu diante da Romênia nas quartas de final. Agora a Argentina está em quarto lugar , com 22 pontos. Vai jogar com um time duro , o Paraguai , e em Assunção. Mesmo se vencer , não sai dessa posição e se perder terá que torcer para uma combinação de resultados para não ir para a zona da repescagem ou até mesmo não se classificar pra nada , ficando na sexta colocação. Seria muito estranha uma Copa sem a Argentina. Só se sabe que há muito para fazer em pouco tempo.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

FOI SÓ O PRIMEIRO TURNO!

Foi uma boa vitória do Internacional ontem frente ao grande Clube Atlético Mineiro. Todavia o primeiro tempo do time colorado foi sofrível. Apesar de algumas chegadas ao ataque e de um pênalti estupidamente não assinalado , o Atlético Mineiro , com Diego Tardelli e Rentería (aquele mesmo , colombiano.Até foi aplaudido pela torcida colorada) foi superior , metendo medo nos torcedores e nos jogadores da Academia do Povo. O intervalo da partida parece que reanimou o Internacional e com a entrada de D'Alessandro , após algum tempinho suspenso , a máquina colorada foi pra cima do Atlético e literalmente patrolou o clube mineiro , que não foi páreo para o Inter na etapa final. Aos cinco minutos , passe de D'Alessandro para Kléber , na ponta esquerda , bola erguida na boca da cidadela e Edu anotou o primeiro gol do Inter. Festinha no Beira Rio! Depois , D'Alessandro arriscou de fora da área , o goleiro Bruno espalmou pro lado direito do ataque colorado , Edu arremesou na área , Kléber chegou batendo , furou e na sobra D'Alessandro , de primeira , encheu o pé e incendiou o José Pinheiro Borda , mas conhecido como Beira Rio. O 2x0 liquidava o Atlético Mineiro , mas veio mais. Kléber levantou na área pela esquerda e Edu , camisa 18, de cabeça , marcou seu segundo gol no jogo , o terceiro do Internacional , consolidando-se como campeão do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Por isso , receberá o Troféu Osmar Santos , prêmio oferecido desde 2004 ao campeão da primeira etapa do certame. Só em 2008 quem ganhou essa taça não venceu o Campeonato Brasileiro , Grêmio. Com essa vitória , Tite aumentou sua invencibilidade pra cima de Celso Roth . Nos últimos nove jogos , Tite ''venceu'' seis e ocorreram três empates.

Evidentemente o time é merecedor , está de parabéns , mas foi o PRIMEIRO TURNO! Ainda há muito para fazer , muito caminho por seguir. Se deve trabalhar cada vez mais , torcer para que os adversários tenham algumas quedas e contar com o fundamental apoio da torcida , seja aonde for. Hoje é só um ponto de diferença para o Palmeiras , que é o líder. Quem sabe daqui a pouco podem ser cinco ou seis , se houver descuido , ou a diferença de um ponto pode ser tirada e o time colorado pode tomar a frente do campeonato. Já são 30 anos sem vencer o Campeonato Brasileiro e 17 anos sem um título nacional. O último foi a Copa do Brasil de 1992 , contra o Fluminense. O tetra brasileiro está próximo. É só saber o quê fazer e não cair nas armadilhas do campeonato...