sábado, 4 de janeiro de 2014

RECEITA PARA VENCER

Você quer vencer, né? Vencer tudo? Tudo MESMO? Preste atenção! De repente, seu caso assemelha-se ao de Davi contra Golias. Relata a Bíblia, em 1 Samuel, que Golias, o gigante, apareceu diante dos israelitas dizendo que não precisaria haver confronto entre o exército dele (filisteus) contra o exército de Israel. Sugeriu que eles enviassem apenas um homem para duelar com ele. Se o oponente vencesse, os filisteus serviriam à Israel. Do contrário, os israelitas serviriam aos filisteus. Toda Israel temeu, inclusive Saul, o rei. O medo é algo normalíssimo, porém, se você deixar ele te dominar, já era! Ele é um dos seus adversários mais fortes. O medo deve ser seu servo, e não seu senhor. Foi o que ocorreu com os israelitas: fugiram com medo de Golias e seu povo.

Davi não estava escalado para batalhar, porém tinha três irmãos - Eliabe, Abinadabe e Sama – que eram mais fortes e estavam cotados para pelejar. Jessé, pai deles, pediu a Davi, que era pastor de ovelhas, para levar comida aos irmãos, aos capitães no campo de guerra e ver como estavam. Ao chegar lá, ele viu o exército fugindo do gigante, que afrontava pedindo insistentemente um homem para duelar com ele. O rei Saul, diante disso, prometeu grandes riquezas, isenção de impostos para ele e sua família e sua filha como esposa a quem matasse Golias. Era uma proposta tentadora, porém o medo fez com que todos os ‘’guerreiros’’ desistissem da ideia de tentar vencer Golias. Davi, entretanto, encorajou-se. Ninguém acreditava que ele poderia derrotar alguém como Golias, já que esse era infinitamente mais forte (fisicamente) do que ele. Daria até pena de ver Davi apanhando. Ninguém dava nada por Davi. De repente, ninguém dá nada por você, e, por incrível que pareça, é até melhor quando ninguém crê que você é capaz. As pessoas que não esperam nada de você ficarão boquiabertas com os seus êxitos. Toda conquista é lucro e prova da sua coragem, fé, capacidade e determinação.

Todos aqueles homens queriam vencer, queriam ser ricos, queriam casar com a filha do rei, porém não queriam lutar para tanto. Talvez o seu problema seja esse: você não quer pagar o preço. Quer tudo sem esforço, sem lutas, sem pôr em prática a decisão que tem que tomar. Um ‘’não’’ você já tem, com certeza. Lute por um ‘’sim’’ do patrão, daquela pessoa que você gosta. Não se deixe levar por qualquer opinião. Há pessoas que ouvem TODO MUNDO, que mudam de opinião e de caminhos como o vento, mas não ouvem o Todo-Poderoso.

Davi avisou a Saul que iria lutar contra Golias. O rei afirmou que ele não teria condições por ser inexperiente e que o gigante lutava desde muito jovem. Resposta de Davi, de acordo com 1 Samuel 17.34-36: “Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, dou-lhe golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba e lhe dou golpes até matá-lo. Teu servo pôde matar um leão e um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo”. Davi não se afobou atirando-se na frente do adversário feroz. Agiu a fé inteligente esperando o melhor momento para atacar o animal, que, como estava mais preocupado com a ovelha do que com o que estava em volta, não percebeu a aproximação de Davi e foi derrotado. Às vezes, a pessoa até tem fé, porém não usa ela de forma inteligente. Não se cuida, não se prepara, não tem estratégias.

Saul vestiu Davi com sua própria túnica, colocou-lhe uma armadura e pôs na cabeça do jovem um capacete de bronze. Porém tirou tudo, pois não sentia-se à vontade (nem conseguia andar direito). Então ele foi até o riacho, pegou cinco pedras lisas, já que lançava pedras com grande categoria, e colocou-as na sua bolsa. Pegando a atiradeira, foi ao encontro de Golias, que o desprezou, dizendo que acabarei com a raça dele e os filisteus dominariam Israel. Davi disse que ele poderia vir com espadas, lanças e dardos, pois do lado dele estava o Senhor dos Exércitos. Com isso, Golias arrancou contra Davi, que correu na frente e pegou UMA pedra, colocou na atiradeira e lançou-a. O objetivo atingiu enorme velocidade e cravou na testa do gigante (justamente onde não havia proteção nenhuma), que caiu com o rosto virado para o solo. Davi ‘’completou o serviço’’ indo até o oponente, tomando sua espada e cortando-lhe a cabeça. Com isso, os filisteus fugiram temendo a Davi.


Você, como Davi, tem plenas condições de ver os gigantes que te afrontam em qualquer âmbito. Basta você vestir-se de fé, atitude e inteligência para agir, não ficar sentado, de pernocas cruzadas vendo a banda passar cantando coisas de amor. Você tem condições que talvez só você tenha, porém você não quer arriscar ou até mesmo não sabe que possui. Faça das tripas coração e deixe Deus com duas opções: ou ele te abençoa ou te abençoa. Com isso, não há como nenhum ''gigante'' te vencer. Basta crer e ir atrás.