sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

NA ALEGRIA E NA TRISTEZA, NA SAÚDE E NA DOENÇA. OU NÃO!

O casamento não é mais tão levado a sério. A união por interesses saiu dos pais e foi para os filhos. Muitos creem que, no dinheiro que advém do(a) parceiro(a), a felicidade baterá a porta do seu coração. Com o perdão da redundância, preencheram-se de vazios. Nada. Casam-se por papéis, por números, e há muitos casos em que uma das partes não percebe isso. A pessoa acredita em um amor fingido. Não importa o sentimento, as viagens, nem mesmo o sexo. Se tem dinheiro, ok. Na verdade, ao invés de ser um matrimônio, é um negócio: se a pessoa vai bem, tudo bem. Se está mal, o interesseiro(a) vive como um(a) mimado(a), ou até mesmo abandona a relação. Vai, claro, tentar dar o golpe em outro indivíduo.

Atualmente, muitos casais conhecem-se e depois de um, dois meses, passam a morar juntos. Ultrapassam etapas da vida não por amor, mas por afobação. Casando-se logo, talvez pensem em ‘’prender’’ a pessoa de vez, em viver uma vida de casal, porém sem base, aprendizado, orientação de como agir, o risco da união tornar-se um fracasso é enorme, principalmente entre os mais jovens. Pensam que são Juscelino Kubitschek: querem fazer 50 anos em cinco. Sem ter experimentado antes, por intuição ‘’empurram com a barriga’’, não pedem ou têm o mínimo de conselhos, dispensam tantos outros (o de postergar para justamente ter uma maior noção da responsabilidade que é um casamento) e acabam destruindo o que deveria ser bonito (e mais tarde).


O casamento está cada vez menos oficial. Muitos até vão morar com a pessoa, porém nada de cartório, igreja, cerimônia, nada disso. Nessa atitude, muitos profetizam que a relação não durará muito tempo. É menos burocracia para quando a relação findar-se. Preferem crer na ‘’união estável’’. O vizinho sabe, é testemunha de que moram juntos, o Facebook assinala como um ‘’relacionamento sério/noivado/casamento’’, e é o que vale (e até mesmo para a Justiça) para eles. Não querem levar para o papel o matrimônio por preguiça, medo de não dar certo ou por não quererem firmar comunhão parcial ou universal de bens (se bem que o Facebook, como falado anteriormente, é considerado uma prova judicial para casos assim). Acham que o registro do fato é uma ‘’prisão’’, como se fosse algo feito à força. 


Não bastasse o dinheiro, a pressa e o desleixo com o que realmente representa um casamento, há a união de aparências. Até casam-se por amor, mas depois de um tempo começam a desentender-se (ou ainda mais se isso já vinha dos tempos de namoro) por uma série de motivos/desculpas: educação dos filhos, contas, excesso de trabalho, opiniões distintas. Brigam, até se agridem, dormem em camas separadas, ficam sem se falar, porém o inferno real do que acontecesse em suas casas recebe uma maquiagem diante dos outros. É tudo muito bonito, muito simpático, mas um não suporta o outro. Não veem a hora de desgrudarem-se nos seus lares, porém nada de se separar em definitivo, para ‘’não ficar feio’’. São um mau exemplo para suas famílias, filhos. Amedrontam-os com suas atitudes. Lógico, ninguém casa para se separar. Se há amor, vale um esforço para mudar, tentar coisas novas, voltar aos velhos tempos. Afinal, uniram-se para ficarem juntos, como uma só alma.


Casar virou algo banal. É raro o ‘’pedir a mão’’ da noiva, aquela economia para dar jeito de cobrir os gastos que são necessários, a lista de presentes, o vestido da noiva, a cerimônia, a festa, a preparação da casa/apartamento onde vão morar, a lua-de-mel. Ficou pelo caminho a expectativa, o frio na barriga. Perdeu-se muito do respeito, da comunhão, do seu real significado. Uma pena que o casamento venha perdendo sua verdadeira mensagem. Quando casar, farei de tudo para resgatar a grande essência matrimonial. O respeito, carinho, fidelidade, cumplicidade. Contudo, de nada adianta uma cerimônia luxuosa, uma casa enorme e bem equipada se não houver verdade, amor ao pé da letra. Quero ser feliz e fazer alguém feliz na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até que a morte nos separe.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

COMO OBTER LUZ (ESPIRITUAL)

Tem gente que anda com sua luz interior apagada há tempos. Falta fé, ânimo, virtude, forças para encarar. É certo que tem muita gente que cansou de lutar – e nem por isso deve perder a fé – mas há pessoas que já desistem na primeira queda. Não têm em si o dom de reerguer-se, tentar outra vez. Se for para pecar, que seja por fazer em demasia, não por omissão. A postura até pode ser de humildade, sempre prezando pelo respeito, mas partindo pra cima, encarando cada dia, cada momento como uma decisão.

Deus não ficou de joelhos implorando para que houvesse luz (Gênesis 1.3). Não há outro superior a Ele! Ter fé n’Ele é ter uma base verdadeira, sólida. Crer no poder divino, entregar-se, praticar o que lhe é direcionado (não é fazendo qualquer coisa à SUA maneira que vai dar certo) é assinar um termo de sucesso para a sua vida. É necessário blindar o seu interior contra as palavras negativas, frases de pessoas que querem o seu mal, que duvidam, dizem que não dará certo (até mesmo dentro dos seus círculos de amizade – ou ‘’amizade’’). Seu lado externo tem menos importância que o interno, mas você não pode deixá-lo de lado. Se você acha sua fé fraca, peça forças. Não a perca ao mínimo sinal de tribulação. Existe alguém que tem todo o poder para te salvar. Basta você crer, ser sincero, fiel. Tem gente que não crê (e é um direito totalmente legítimo), mesmo com tantas provas, manifestações da existência de Deus. Preferem acreditar em manipulação, enganação, que é algo psicológico, para roubar, que pessoas são pagas para darem testemunhos, fingirem que estão com demônios (sendo que um ou uma falange inteira coordena os pensamentos dela e a criatura não percebe. E tem gente que, com ‘’coragem’’, achando que vai arrasar, pede para ser provado e sente na pele os efeitos, tendo ali a confirmação de que existe o bom e o mau caminho para a eternidade). Infelizmente, se darão de conta que fizeram a escolha errada tarde demais, colocando em xeque a alma, o bem mais precioso da vida de cada um.

Não dá para extrair luz das trevas. Não misture os vinhos! A questão não é discutir a fé de cada um: é para onde vai, para onde você oferece seu tempo, sua própria vida. Quem dera durassem somente pouco tempo as consequências do que você faz incredulamente, até mesmo inconscientemente. Se você não buscar orientação, não seguir o caminho da verdadeira luz, sua alma está perdida. Não é o dinheiro, a vela, o santo (santo? é mesmo? Não sabia que um pedaço de madeira/plástico/gesso, que não tira nem suas teias de aranha e pó, fazia alguma coisa...), a cueca, as flores, bebidas, barquinhos e demais oferendas que vão fazer você ter sucesso em qualquer crença. Muitos dizem sentirem-se em paz, mas é da boca pra fora: o filho não consegue dormir, vê vultos, ouve vozes, a pessoa passa com dores, tem ódio, guarda mágoas, pensa em promiscuidades e por aí vai. Não é crime expor uma proposta de ajuda, bem-estar. A intolerância ao que faz bem só vai fazer mal. O pior cego é aquele que não quer ver. Talvez tenha gente que vá até me odiar a partir deste texto que tenta te motivar, ajudar. Bueno, não vou nem dormir de preocupação.

De nada adiantará ficar chorando, esperando que as coisas caiam do céu. Não se chega a lugar algum sem lutas, esforços. Se você preferir esperar, é melhor deitar, pois de pé você cansará e perderá a paciência por ficar muito tempo sentado. Enquanto você espera, tem quem queira e indo atrás, seja em reuniões no exterior, fechando contratos milionários, ou catando papelão, vendendo pastéis, doces, cafezinho na rua (digna e honrosamente, diga-se de passagem). As coisas não mudam do dia para a noite. É preciso ir passo após passo, dia após dia, com parcimônia e atitude. Se for derramar lágrimas, chORE (chore, porém ore e muito). Não tem como não serem honradas as lágrimas, o suor, as gotas de sangue, as orações de quem verdadeiramente crê e labuta no cotidiano. Estando em paz por dentro, lograrás êxito por fora.

Acenda sua luz! Sua luz é você, sua determinação, sua fé, sua obediência. Faça-a brilhar ininterruptamente e cada vez mais forte. Se você não está bem em uma área, tente aperfeiçoar-se. Há inúmeras opções, e várias delas você pode fazer sem sair de casa. Ainda assim, se ver que não está adaptado, parta para outra. Não tenha medo de ousar, seja você jovem, um pouco ou bem experiente. Se você deixar para depois, pode dar-se super mal, pois enquanto você pensa em pensar, já tem gente agindo com criatividade, ganhando espaço. Se você agir com perseverança, crendo, lutando não tem como SE arrebentar: você é que faz arrebentar.