sexta-feira, 31 de maio de 2013

A JUSTIÇA NÃO QUER JUSTIÇA...


A Kássia não está sendo citada no blog, nem é capa do Diário de Santa Maria de hoje por ser editora deste espaço, por ser minha amiga de alguns anos ou por ser bonita. Está por culpa de quatro irresponsáveis (oficialmente, pois são mais...), quatro pessoas que não têm noção do quanto vale uma vida, levando a do primo dela, Luiz Eduardo Viegas Flores, e de mais 241 pessoas no terrível 27 de janeiro de 2013, na boate Kiss. Ela representa todas as pessoas de bom senso, de caráter, que perderam algum parente, amigo(a) na tragédia, ou que, mesmo não tendo alguém, comoveram-se à distância com tanta tristeza. Representa nossa indignação, nossa aflição, revolta com tanta bandalheira, crueldade. É símbolo da eterna luta dos cidadãos de bem por uma justiça consciente, decente, mas que não acontece, e, do jeito que caminha o país, duvido que vá ocorrer.

Há ANOS eu falo, onde quer que seja, que a ''Justiça'' do Brasil é uma das mais frouxas, ignóbeis, covardes, injustas do mundo. É uma aberração, crime contra a população (no caso, poderia chamar até de consumidor, assim como necessitamos de segurança, educação, transporte, saúde, etc.) Prova da idiotice da ''justiça'' do país é a soltura dos quatro réus (deveriam ser mais...) que, perante às investigações, são os responsáveis por todo o ocorrido: Elissandro Spohr, Mauro Hoffmann (donos da boate), Luciano Bonilha Leão (produtor da banda Gurizada Fandangueira) e Marcelo de Jesus dos Santos (vocalista do grupo, o grande criminoso da história, pois ele foi o que deu início ao sinistro). Nenhum país sério resolve liberar envolvidos em caso tão horrendo, ainda mais com o apelo popular que há sobre ele. Nenhum país em dia com os bons costumes tem brechas tão revoltantes em suas legislações.

A pessoa que fez a liberação dos réus (dá no mesmo afirmar que é conivência de quem está no Judiciário com criminosos), sob a alegação de que não há risco de fuga e que a comoção social DIMINUIU, tem que sofrer de algum transtorno mental, pois é pior que um serial-killer, do que qualquer monstro ambulante por aí. Se ela estiver ''cumprindo ordens da Lei'', que se reavalie o que temos como regra, pois é totalmente inaceitável. Dizer que não houve dolo é pior que saber que centenas de pessoas morrem, e outras tantas sofreram algum dano físico e emocional naquele dia. Quem concorda com isso é cúmplice, insano, pervertido. Nenhuma explicação jurídica vale mais que uma, 242 ou sete bilhões de vidas. A credibilidade do judiciário foi sim, e muito, abalada com tal atitude. Foi um tiro na alma.

A Justiça, na sua inadimplência com a comunidade, cria mais problemas com Elissandro, Mauro, Luciano e Marcelo soltos. Eles presos, isolados, não correm o risco de terem sua integridade física arruinada (e seria muito bem feito), como passam a ter a partir da sua liberdade (ainda que provisória). Se forem reconhecidos na rua (e não é só em Santa Maria, diga-se de passagem), ou convocados a prestarem esclarecimentos na Câmara de Vereadores, CERTAMENTE sofrerão algum tipo de agressão (e não falo em xingamentos, e sim de caráter físico, e muito), para não dizer que serão MORTOS. Quem contém a raiva de alguém que perdeu um ente querido perante quem foi responsável pela sua morte? Ainda são capazes de dar um tempo maior de prisão para a pessoa em relação aos que foram os causadores de toda a tristeza, dor, saudade que sentem. Agora SIM formou-se uma possibilidade de desordem pública, pois, custe o que custar, muitas (centenas) de pessoas vão querer, nem que custe-lhe todo o seu sangue, e que tenham de ir ao local mais longevo do mundo, fazer justiça com as próprias mãos (totalmente compreensível, e por não adotar essa medida é que o Brasil deverá tornar-se pior que a Colômbia quando dominada pelos cartéis, como os de Bogotá, Medellín e Cali.). Assusta a impunidade com quem realmente merece apodrecer no cárcere.

Não espero mais nada de bom do Brasil, sinceramente. Patriotismo só serve para ''bonito'', para dar uma sensação falsa de que é um país rico, admirável. Um país que interessa-se mais por maus-caracteres que correm atrás de uma bola, por penteados ridículos e que, mesmo assim, ganham rios de dinheiro, ao invés de estimarem o que realmente interessa, não merece nenhum tipo de respeito. O Brasil e o NADA, para mim, são a mesma coisa. Eu não esqueci, a Kaka não esqueceu, nem sua família, nem ninguém com um pingo de responsabilidade vai esquecer de tudo o que ocorreu. Não queremos nada além de justiça, paz, bom senso, consciência sobre quem, bem ou mal (mais mal do que bem) legisla o país.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

SONHOS...


Que nunca nos seja proibido sonhar. Sonhar é desejar, querer, amar, conquistar em pensamento. Por mais que seja, em um primeiro momento, uma questão imagética, os sonhos nos motivam a realizar e vencer desafios. Incentivam-nos a continuar, como se fossem palavras motivacionais. Que nenhuma lei, nenhuma ação, nenhuma mau-caráter venha, em maldita ‘’superioridade’’, acabar com os nossos sonhos. Que palavras amargas, venenosas, não estremeçam nossas almas, nem entrem como um tiro de misericórdia em nossos corações.

Que na racionalidade humana, sejamos guerreiros como os leões, atrevidos como os macacos, sinceros como os cães, velozes como falcões-peregrinos, e carinhosos como os gatos. Que sejamos honestos, mas sem aceitar a corrupção, a desigualdade. Que em nossos sonhos esteja o nosso bem-estar. Nosso = todos. Que nossos sonhos sejam, sim, repletos de exageros, de loucuras, de variados (e bons) sentimentos. Que nossos sonhos durem o tempo necessário para tornarem nosso mundo real mais doce, límpido, puro como uma criança. E que sejamos crianças ao sonhar. Que não haja nenhum mal, nenhum pesadelo, percalço, horror, desdém. Que tenhamos a audácia de acreditar na magia que só a infância traz. Que a imaginação nos seja fértil, e que nunca sejamos só mais um entre bilhões no mundo.

Eu já sonhei muito, sonho, e sempre sonharei. Sonho em ter alguém para, todo dia, dizer que amo. Sonho em ter alguém para dividir não só uma cama, uma casa, mas minhas alegrias, conquistas, desejos, até mesmo as fraquezas, obstáculos (não somos indestrutíveis. Somos de carne, ossos, sangue e sentimentos). Sonho com alguém que não marque só marque o corpo com abraços, beijos, mas que transborde a minha alma de amor, paixão, confiança, vontade, fidelidade. Sonho em acordar pela manhã e ver do meu lado alguém que seja digna de todo sonho, de todo amor do mundo. Que sua alma seja mais linda que a mais esplêndida estrela, ou a mais bela palavra. Que seja uma sonhadora, também. Simples, mas indispensável. Sonho em ter um filho (ou mais) para cuidar, ajudar, proteger, brincar, amar, ensinar o caminho certo, e vê-lo a pessoa mais feliz do mundo. Sonho com Copas do Mundo, Olimpíadas, Eleições, em ser útil para a sociedade (jornalismo na veia desde pequeno). Sonho com abraços apertados dos meus amigos distantes, um chimarrão, um café, uma viagem, um passeio, uma festa com eles. Sonho em chegar no último dia de vida, lembrar da minha trajetória, e ver que tudo valeu a pena.

Já sonhei em ser muitos em um só. Aos poucos, a vida vai nos ensinando o caminho. Não podemos dar o passo maior que a perna. Mas sonhe sem medo, sem tempo. Seja um sonhador por vocação e um realizador por competência. Seja alguém que sonhe, mas que não viva só disso. Faça do seu sonho um pedaço de si. Alimente-o, cuide-o, torne-o forte, fervoroso, motivador, lutador, vencedor. Que ao realizar um, acalente outro. E outro. Seja infinitamente sonhador. E que em um mar de sonhos encontres a paz, a alegria, a prosperidade, a paixão por si, pela vida. Que na dura jornada não te canses, não te entregues, não te julgues incapaz. Que tuas lágrimas sirvam para aliviar a alma, o peito, trazer calma, e que o choro, na verdade, seja uma mera expressão dos olhos pela felicidade do âmago na maior parte da tua vida.

Que prevaleça a vontade de viver, de amar, de sorrir, de ter um emprego melhor, a casa própria, um bom carro, passear, viajar, e o mais importante, que é ter uma família feliz (a base de tudo). Ser feliz! Sonhe, com gosto, em ser motorista de ônibus, médico, advogado, professor, cientista, terapeuta, jornalista, atleta, economista, dentista, arquiteto, engenheiro, ou seja lá qual for o seu sonho. Sonhe sempre. Eternamente.  Às vezes, pensar em nossos sonhos nos traz os únicos momentos de alegria por dias e dias. Não destrua um sonho! Nem os seus, nem os dos outros. Às vezes, eles são a nossa única realidade.