sábado, 31 de dezembro de 2011

CHEGA MAIS, 2012!

Pela última vez em 2011, nos comunicamos por este espaço. O ano que passou foi de fortes emoções pra muita gente, nem tantas para outros, mas de uma forma ou outra, 2011 marcou. Um ano de novas amizades, novos projetos, novos caminhos, esperanças, decepções, alegrias, medos, perdas, ganhos, descobertas. Um ano que foi todo planejado, mas teve diversas mudanças pelo caminho. Mas o que era para acontecer, já foi! Fenece hoje 2011 e 2012 já está por começar. Mais uma vez, é hora de planejar, de prometer, de esperançar que seja um ano melhor que o que passou. É hora de refletir, investigar, detalhar erros e acertos, para que os erros não se repitam, e os acertos sejam cada vez maiores e mais prazerosos no ano que se inicia.

O ano de 2012 chega como uma nova chance de nos tornarmos mais acessíveis, mais criativos, generosos, corajosos, verdadeiros, honestos, merecedores das vitórias. Tudo novo em um ano novo! Mas cultive as velhas amizades, as boas maneiras, bons hábitos. Aquilo que for bom e de coração, traga sempre com você, por mais antigo que seja. Se for respirar novos ares, trilhar novos caminhos, que sejas feliz! Toda a tentativa é válida, por mais simples que seja. Tenha atitude! Destaque-se pelas suas qualidades, não por defeitos. É pra isso que o início de um ano calendário serve, e que se entenda por ele todo.

O discurso é manjado, mas verdadeiro! Desejo a todos um ano de muita saúde, amor, paz, concretizações, realizações, metas alcançadas, felicidades em todos os sentidos! Que todo o ódio, toda a impaciência, incompreensão, vícios terríveis que você teve em 2011 se transformem nos sentimentos mais nobres e bonitos em 2012. O futuro depende de nossas escolhas. Meu futuro depende de mim, mas e o da humanidade? Então, vamos escolher o melhor para nós? Vamos fazer um pacto de felicidade e de bom senso?

Até o ano que vem!

Adeus 2011



CHEGA MAIS 2012. FELIZ ANO NOVO \o/

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

PRIMEIRO ANO DE MUITOS!

Há exatamente um ano, eu fazia um dos maiores acertos da minha vida: trazer a querida Kássia Flores para escrever no Vamos Como Podemos. Convidei-a por saber do grande potencial que essa guria têm, da forma de ver as coisas, a opinião firme, a maneira carinhosa, sentimental que só uma mulher pode ter. Em nenhum momento falou bobagem, nem falou sem argumentos. Foi correta, justa, sem ficar em cima do muro, como sempre. Nos fez refletir, concordar, discordar, sempre de maneira cortês, de alto nível. Iveteira, colorada, sempre verdadeira, honesta, merecedora de toda a felicidade do mundo.

Ô, Kaka! Confesso-te que meu carinho, respeito, admiração por ti não são mais os mesmos de um ano atrás. São infinitamente maiores! Sempre aprendo muito contigo, guria. Que seja o primeiro ano de muitos por aqui. Sempre agradeço a Deus pela tua existência, parceira. És muito especial pra esse blog, pra mim e pra todos que te amam. Estarei contigo para o que der e vier! Um beijo! Sucesso!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

COMPLICAÇÕES DA VIDA

Às vezes, somos mestres em complicar nossas vidas. Damos motivos para preocupações para nós mesmos e para os outros, muitas vezes. Agimos por impulso, por vontade de fazer e acontecer, e em muitas vezes isso não termina bem. Eu, em algumas oportunidades, sou assim. Não consigo saber esperar. Não consigo aguentar a ansiedade, controlar as emoções. Muitas vezes, esperamos demais das pessoas (tanto de nós mesmos, como dos outros), e aí aparecem as decepções. Culpamos destino, sinas, a vida pelos fatos, quando nós mesmos somos os culpados. Vamos levando a ferro e fogo, o bicho pega, e ficamos desesperados. A beleza das coisas está na minuciosidade, na simplicidade, mas com todo o sentimento, com toda a verdade. Está na voz de quem amamos, no silêncio de um momento especial a sós, num abraço, num carinho, num gesto de afeto.

Por alguns momentos, pensamos que o mundo acabou, que não faz mais sentido viver. Mas os dias bons terminam, assim como os ruins. São fases! A esperança deve ser como pensamos das pessoas que gostamos: não deve morrer nunca! O mundo precisa de mais compreensão, mais afeto, mais união. Quando um carinho for verdadeiro, não fuja. Faça de tudo para não ferir uma alma que te queira bem, pois você pode perder a confiança de quem você gosta. Nos estressamos por perder um ônibus, por tirar uma nota baixa, pelo nosso time ter perdido, mas disso tudo, a gente corre atrás. Agora, se decepcionamos alguém, o caminho é árduo para reconquistar o carinho dessa pessoa. Não é um simples gol, mas toda uma história, um envolvimento em jogo.

Dizem que o coração é a máquina mais perfeita que existe. Até pode ser, mas só fisicamente. Emocionalmente, espiritualmente, guarda coisas que não deveria. O ano de 2012 está chegando. Uma ótima oportunidade para sermos mais complacentes, generosos, atenciosos. Vamos nos magoar bem menos, quase nada, e abrir as portas para a felicidade!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

SAMOA: UM PAÍS QUE NÃO TERÁ 30/12/2011!

Parece um sonho, ou coisa de desenho animado, filme de ficção, mas é verdade. Uma redefinição de horário fará o pequeno Estado, que fica na Oceania, não ter o dia 30 de dezembro de 2011. Saem do dia 29 e vão direto para o último dia do ano. A alegação para a mudança (o país sai de dez ou onze horas a menos que Greenwich para ter cerca de 14 horas a mais que a localidade britânica, referência mundial de horários) são os desencontros comerciais com os principais aliados nesse setor, que são Austrália e Nova Zelândia. Com a nova regra, a diferença cai de cerca de -20 horas para uma hora a mais, em relação aos neozelandeses, e três horas a mais, para com os australianos. Os samoanos perderão dois dias úteis de negócios, mas com a alteração no horário, esperam recuperar o tempo perdido. Ou ganho. Sei lá!

LISTÃO DA UFSM 2011/2012!

Passadas as emoções do listão do PEIES e o Natal, a Universidade Federal de Santa Maria divulgou o listão dos aprovados no vestibular realizado no início do mês. Se você achava que o listão do PEIES (que foi o último, este ano) tinha nome pra burro, imagina agora. Confira aqui!!

FRASE DO DIA:

"A saudade é a maior prova de que o passado valeu a pena". (AD)

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

OS CAMPEÕES DE 2011!

Vamos conferir os times que venceram as principais competições de futebol realizadas em 2011!

Como o blog é feito por gaúchos, vamos ao Campeonato Gaúcho. O Internacional foi o campeão deste ano, vencendo o jogo de volta no Estádio Olímpico por 3x2 (o mesmo placar aplicado pelo Grêmio, no Beira-Rio), e também ganhando nos pênaltis, por 5x4. A narração é de Jader Rocha, que transmitiu o jogo pelo Premiere FC.




Na Copa do Brasil, o vencedor foi o Vasco da Gama. Após vencer o Coritiba no primeiro jogo em São Januário por 1x0, o Gigante da Colina perdeu o segundo jogo por 3x2 no território paranaense, mas mesmo assim ficou com a taça. Quem narra é Luís Roberto de Múcio, pela Rede Globo.




A edição de 2011 da Libertadores da América teve como vencedor o Santos! Depois de empatar em 0x0 o primeiro jogo contra o Peñarol, em Montevidéu, fez 2x1 no segundo prélio no Pacaembu, em São Paulo. A locução é de Cléber Machado, pela Rede Globo.




Universidad do Chile e LDU (Equador) decidiram a Copa Sul-Americana de 2011. O time chileno venceu o primeiro jogo por 1x0, em plena casa dos equatorianos, e o segundo por 3x0, em Santiago (Chile). Veja os gols na narração de Luiz Carlos Júnior, pelo SporTV.



O Corinthians foi o campeão do Campeonato Brasileiro de 2011! Foi a equipe que mais tempo esteve na liderança do certame, fazendo jus ao título. Como o último jogo, contra o Palmeiras, foi 0x0, o ''gol do título'' foi feito em Florianópolis, por Liedson. Ouça o gol de Figueirense 0x1 Coringão, pentacampeão, na narração de Éder Luiz, da Rádio Transamérica de São Paulo:



O campeão mundial de clubes foi o Barcelona, que arrasou o Santos na decisão do dia 18 de dezembro, em Yokohama. Barcelona 4x0 Santos. Pouco pelo futebol apresentado pelo time espanhol. A narração é de Oscar Ulisses, Rádio Globo de São Paulo:

FRASE DO DIA:

"Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o Amor toma conta dele." (Albert Einsten)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Frase do dia:

''Pessoas especiais são fáceis de se encontrar, basta fechar os olhos.'' AD

FRASE DO DIA:

"Mesmo que as palavras sejam esquecidas, que a presença não seja constante e que os caminhos sejam diferentes: pode ter certeza te amarei pra sempre."  (AD)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

GALERA DA 212!

Meus amigos, minhas amigas, colegas, parceiros de um ano todo! Esse post é pra vocês, colegas da turma 212 da E.E.E.M Cilon Rosa! No início, lá no dia 28 de fevereiro, eu não conhecia quase ninguém de vocês e vocês não faziam ideia de quem eu era. Aos poucos, a gente foi se entrosando, se conhecendo, se aproximando. Fomos criando características de uma turma unida, que se divertia e que, quando necessário, pra manter a ordem, quebrava o pau mesmo! Das discussões memoráveis até as gargalhadas incontidas, as disputas pelo lanche, cada momento valeu a pena. Esqueçam o que acontecerá em 6 de janeiro! É consequência do individual, mas o que o coletivo fez, basta para encher a alma de orgulho. O individual não se inclui no que fizemos juntos. Tivemos poder de decisão (dizem que até professor a gente mandou embora!), erramos e acertamos sem vergonha nenhuma. Tudo pelo melhor, sempre.

Tive mais contatos com certos(as) colegas, mas levarei todos no coração, pra toda a vida. Tornaram-se pessoas especiais, cada um da sua maneira. É quase impossível repetirmos a dose em 2012, mas vamos nos encontrar por aí, seja da forma que for. Não citarei os nomes, pois corro o risco de esquecer de alguém, no momento, mas saibam que vocês são demais! Vocês não são uma página, são um capítulo da minha vida. Tudo do bom e do melhor pra vocês, sempre! Obrigado por existirem!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

FRASE DO DIA:

"A verdadeira amizade não é aquela que diz: "Vai em frente" mas sim aquela que diz: "vou contigo!'' " (AD)

LISTÃO DO PEIES

Foi divulgado nesta tarde o listão do último PEIES a ser realizado pela Universidade Federal de Santa Maria. Parabéns aos aprovados, em especial ao grande Matheus Viegas, aprovado em Farmácia, parceirão da Kássia. Clique aqui e confira.

(Se você acha que são muitos nomes, espere o listão do Vestibular para o você ver o que é bom pra tosse...)

domingo, 18 de dezembro de 2011

VITÓRIA DO FUTEBOL!

A justiça foi feita no Mundial de Clubes de 2011, no Japão. O esporte, o talento, a objetividade (Barcelona) na literalidade da palavra, venceu a arrogância, o nariz empinado, a soberba (Santos). Provou-se que não é com um corte de cabelo diferente, com toquezinhos bobos, desnecessários que se vence um jogo e, no caso de hoje, uma competição. O Barcelona ressuscita o prazer de assistir a um jogo de futebol. Joga com simplicidade, de uma única maneira, mas quase ninguém o supera. Não subestima adversários, faz o seu jogo, derruba adversários e consegue títulos. Preza pela posse de bola, pelos toques curtos, sempre pra frente. Qualquer jogador sabe onde o seu colega estará, para tocar a bola. Não precisa nem olhar. Para os cronistas de maior experiência no Brasil, há uma referência ao sistema que Flamengo campeão da América e do mundo de 1981 adotava, tudo dentro da sua época, claro. A técnica, a inteligência e a competência dos jogadores do Barcelona impressionam! Exemplo de boa prática do esporte a ser seguido.

O time catalão manteve mais de 70% de posse de bola durante as duas partidas que disputou no Mundial de Clubes, assim como faz em várias partidas do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões da Europa. Fez o resultado no primeiro tempo e soube administrar, sem desrespeitar em nenhum momento Al-Sadd e Santos. O Al-Sadd é um time fraco, ficou nervoso (até nem sei como conseguiu ser terceiro lugar no Mundial!) e o Santos ficou com medo da equipe barcelonista. O time santista respeitou em excesso e não fez nada para reverter a situação para si. Os ''craques'' santistas viraram pó na genialidade da simplicidade espanhola. Amarelaram, foram desmoralizados para o mundo inteiro ver. Mas, também pudera! É quase impossível deter uma máquina de futebol mais do que preparada para vencer.

FRASE DO DIA:

"O amor é como a guerra; fácil de começar, e muito difícil de terminar." (Ninon de Lenclos)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Mais uma estrelinha brilhando no céu.



Nossa vida é rodeada de pessoas que amamos, que nos fazem bem, que estão sempre ali pro que der e vier. Chamamos essas pessoas de mãe, pai, vó, vô. Essas pessoas são tão importantes pra gente que um simples sorriso delas faz com que você se sinta a melhor das pessoas. Pessoas assim a gente gostaria que vivessem eternamente, não só em nossos corações, mas também em presença física, para quando quisermos um abraço é só procurar essa determinada pessoa, quando quisermos um beijo é simplesmente ir ao seu encontro. Nos meus 18 anos de vida tive uma pessoa dessas ao meu lado, meu avô Crescêncio. Meu véio, meu segundo pai, meu conselheiro. Tá sendo tão difícil acordar e não escutar teus barulhos na cozinha, chegar do colégio e não te ver sentado na área, descer ai pela meia tarde e te ver tomando teu chimarrão diário. Dói saber que hoje foi o último dia que estivemos juntos, de tantos ótimos que passamos. Nossa ida a praia, nossas conversas, os jogos do Inter assistidos. Vou sentir falta de tu gritando comigo nos jogos, de quando tu gritava pra eu acordar quando estava atrasada pro colégio, de acordar e o café da manhã estar quentinho. Não dava o tanto valor a tudo isso, até eu ver que talvez um dia nunca mais pudesse ter novamente. Te prometi que cuidaria da vó e da mãe e irei cumprir até o fim. Cuidarei da nossa casa, dos teus cachorros, do teu arvoredo, do teu pátio. E lembrarei do teu sorriso, dos teus abraços, beijos, do "te cuida atravessando a faixa". Lembrarei também de quando passava por ti e mexia no teu cabelo e tu ficavas bravo, quando gritava muito nos jogos e tu falava: ''Mas que boca suja, meu Deus!''. Cada detalhe ficará marcadinho em minha vida, pois sou uma guria de sorte, pude conhecer meus quatro avós. Espero ter-te orgulhado por todo esse tempo, e vou fazer o possível pra te deixar ainda mais orgulhoso aí de cima. Cuida da gente, de todos nós, já que agora tens contato direto com o Pai velho. Vai em paz meu avô/pai/padrinho/amigo, descansa e o mais importante: eu TE AMO PRA SEMPRE. "Os dengue do vô" continuará aqui, lutando, sendo forte e cuidando de mais duas anjinhas que faziam parte da tua vida. Teus netos emprestados, teus netos, família, amigos, irmãos e todos aqueles que tu conversava do portão, rezam pra que tu encontre a paz. Fica com Deus.

FINAL DO MUNDIAL DE CLUBES 2011

O ''surpreendente'' aconteceu! Santos e Barcelona farão a decisão do Mundial de Clubes deste ano. O jogo ocorre neste domingo, a partir das 8:30 (horário de Brasília), em Yokohama, onde a Seleção Brasileira conquistou o pentacampeonato, em 2002, e o Internacional conquistou seu título mundial, em 2006. Para acompanhar a transmissão da TwitRadio do blog, clique aqui (é necessário ter conta no Twitter para ouvir). Conto com sua presença!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Frase do dia:

" O único problema da vida é que não tem replay nos melhores momentos" AD

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

AMIGOS, AMIGAS!

Hoje não é 20 de julho, mas é sempre falar bom neles. Porém, tem que ser daqueles da acepção da palavra, não aqueles que dizem que são, mas fogem da luta na hora em que o bicho pega. São aqueles que dispõe de todo o tempo e paciência do mundo, e mais um pouco, para te ouvir, saber como você está, dar conselhos. Distância e saudade são obstáculos para uma amizade. Dói, eu sei, mas nada que um abraço bem apertado e uma boa conversa não resolva. Amigo de verdade não te julga, te ajuda. Amigo de verdade não esconde, fala a verdade. Amigo de verdade não recua na guerra, vai junto. Amigo de verdade briga, não deixa ''por isso mesmo''. Dá conselho, joga na cara, pra ver se o indivíduo aprende. Não age por mal, pensa no melhor. Mesmo longe, é o teu refúgio, o teu ponto de encontro para desabafar. Faz de tudo pra te ver feliz. Alguns, deixam de ser amigos e viram irmãos. Em outros casos, a amizade vira outra coisa (amor). E em outros casos, dá problema e passam a não concordar mais. Amigo sofre quando vê alguém que gosta sofrer, às vezes até em dobro. Amigo ri das piadas sem graça, respeita quando há uma opinião contrária, entra sem ser convidado em nossas vidas, mas a gente quer que fique pra sempre. Com eles, a gente pode dividir tudo, tudo mesmo. Mas eu ratifico: só com os verdadeiros! Ter um(a) amigo(a) é mais ou menos como ter um filho. Tem que ter cuidado, saber fazer crescer da melhor forma possível, tornar forte, saudável.

Tenho poucos, mas verdadeiros amigos. Me orgulho do contato quase diário com todos e ainda busco a  explicação de como me aguentam e compreendem em alguns momentos. As gentilezas que recebo são imensuráveis, até acho que não mereço, mas sabe como são os amigos, né?

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

FIM DA GREVE!

Feneceu hoje a greve dos professores da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. A reunião que acatou tal decisão ocorreu à tarde, na Praça da Matriz, em Porto Alegre. Após o ato, os educadores deixaram cartões vermelhos colados nos flancos e na frente do Palácio Piratini, com recados para o governador Tarso Genro. Mas não pense que a luta contra as mudanças no ensino médio e a favor do piso acabou! Ela segue, mas os professores voltarão à ativa. Será feita uma carta à comunidade explicando as razões da greve, denunciando, também, ilegalidades do atual governo.Durante o ato, houve discussão entre professores. Uma educadora discursava pela união da categoria, mas foi repreendida por parte dos grevistas.

A Secretaria da Educação já confirmou o corte do ponto dos professores grevistas (o secretário José Clóvis de Azevedo disse que a adesão foi de quase 2% da categoria) e que as aulas terão de ser repostas. Estima-se também que a greve teria iniciado com 55 escolas no movimento, mas hoje, menos de 30 continuavam paralisadas.

Na segunda metade do mês de março deverá ocorrer uma assembleia.

Como sabido desde o seu início, em 18 de novembro, o movimento era fraco, inexpressivo. Não digo que os professores são inexpressivos, e sim o modo em que estava sendo conduzido, e pelo seu número de adeptos. Durou até mais do que eu esperava. Lamentavelmente, quando a decisão de parar as atividades foi tomada, houve má repercussão e má impressão da sociedade com a categoria, já que ela era radical demais para o momento, embora se saiba da exploração que há décadas é realizada contra os docentes. O fim da greve mostra bom-senso, que o movimento errou o momento de parar as atividades, em uma época tão turbulenta quanto o fim de um ano letivo. O direito de protesto, de reivindicar é correto, mas atitudes extremas não são bem-vindas em certas ocasiões, como esta. É muito complicado, diria quase impossível a concretização do pagamento integral do Piso em um curto, até um médio período. A burocracia é grande no Brasil, assim como as promessas não-cumpridas.

GRUPOS EUROCOPA 2012

Foram definidas nesta tarde em Kiev, na Ucrânia, as chaves da UEFA Euro 2012 (ou Eurocopa, se preferir), que será disputada na Polônia e na Ucrânia. A abertura será dia 8 de junho, às 15:00, em Varsóvia(POL), entre Polônia x Grécia. A decisão será no dia 1º de julho, em Kiev(UCR) Confira comigo:


GRUPO A: Polônia, Grécia, Rússia, República Tcheca.

GRUPO B: Holanda, Dinamarca, Alemanha, Portugal.

GRUPO C: Espanha, Itália, Irlanda, Croácia.

GRUPO D: Ucrânia, Suécia, França, Inglaterra.

Esta será a 14ª edição da competição neste formato. Em 2016, o certame será na França.

TABELA DA PRIMEIRA FASE:

GRUPO A:

8/06 - Polônia x Grécia - Varsóvia
8/06 - Rússia x República Tcheca - Wroclaw
12/06 - Grécia x República Tcheca - Wroclaw
12/06 - Polônia x Rússia - Varsóvia
16/06 - República Tcheca x Polônia - Wroclaw
16/06 - Grécia x Rússia - Varsóvia

GRUPO B:

9/06 - Holanda x Dinamarca - Kharkiv
9/06 - Alemanha x Portugal - Lviv
13/06 - Dinamarca x Portugal - Lviv
13/06 - Holanda x Alemanha - Kharkiv
17/06 - Portugal x Holanda - Kharkiv
17/06 - Dinamarca x Alemanha - Lviv

GRUPO C:

10/06 - Espanha x Itália - Gdansk
10/06 - Irlanda x Croácia - Poznan
14/06 - Itália x Croácia - Poznan
14/06 - Espanha x Irlanda - Gdansk
18/06 - Croácia x Espanha - Gdansk
18/06 - Itália x Irlanda - Poznan

GRUPO D:

11/06 - França x Inglaterra - Donetsk
11/06 - Ucrânia x Suécia - Kiev
15/06 - Suécia x Inglaterra - Kiev
15/06 - Ucrânia x França - Donetsk
19/06 - Inglaterra x Ucrânia - Donetsk
19/06 - Suécia x França - Kiev